Tutorial Sketchup Brasil: Alterando perspectiva da câmera no Google Sketchup.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Alterando perspectiva da câmera no Google Sketchup.

No tutorial de hoje irei explicar como é feito a alteração da perspectiva da câmera no Sketchup.

 

É um procedimento bem simples e fácil de fazer, está pergunta foi feita pela Cristiane, mas como não cheguei a falar sobre isso ainda achei melhor criar uma nova postagem para falar um pouco sobre este assunto.





Como exemplo, irei utilizar esta casa que foi publicado pelo usuário Andres e a mesma se encontra disponibilizada no Armazém 3D para download, testes, etc.




Primeiramente antes de mais nada vamos ajustar o Axes point corretamente na borda da casa modelada como na figura abaixo.

Fazer este procedimento é tranqüilo, clique em Tools > Axes


Posicione o Axes como fiz na figura abaixo bem no canto do modelo 3d, lembrando que a linha azul "blue axis" sempre deve ficar apontada para cima.


Agora já posso mostrar como funciona as perspectivas de câmera, na imagem abaixo a câmera está normal, nada foi feito ainda.


A primeira que irei mostrar que foi a dúvida que a Cristiane me perguntou, ela precisava saber como mudar a visão cônica do Sketchup para uma perspectiva Isométrica.

Primeiramente o que deve ser feito é clicar em View > Perspective.


Logo após clicar nesta opção a visão da casa irá mudar de Perspective para Parallel Projection, ou Projeção Paralela.


E para mudar a perspectiva para Isométrica agora é só clicar em Camera > Standard View > ISO


Veja que a casa mudou a perspectiva de cônica pra isométrica, deixando a modelagem com aspecto de Pixel Art, ou aquele jogo Hotel Habbo.


Agora irei mostrar como fica a visão da casa em outros tipos de visão, a primeira é a TOP. (Topo)


Segunda BOTTON (baixo)


Terceira FRONT (Frente)


Quarta BACK (Traz)


Quinta LEFT (Esquerda)


Terceira RIGHT (Direita)


E a ultima ISO de Isométrica que eu tinha mostrado anteriormente.


Outro tipo de perspectiva é a de dois pontos ou Two Point Perspective.


Temos também a Field of View ou visão de campo.


Em Field of View você pode alterar o campo de visão como numa lente de máquina fotográfica podendo fazer com que a entrada da casa por exemplo tenha um campo de visão maior dando destaque as laterais com um campo maior de visão.


Ou diminuindo o campo de visão dando destaque apenas na entrada sem as laterais.


Bom pessoal por em quanto é isso, qualquer dúvida pergunta ou observação estou a disposição.

Abaixo temos o link da primeira parte do tutorial ensinando a utilizar a ferramenta Walk (Andar), assista e aprenda como criar animações que simulam passos dentro do seu ambiente 3D.

Dicas & Truques - Ferramenta Walk.


Até a próxima.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo tutorial, simples, fácil e esclarecedor. Eu estava com dúvidas quanto a uma perspectiva de um arquivo que abri e a mesma parecia ser paralela, apesar de estar selecionada em perspectiva (três pontos de fuga). Obrigado!

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  2. Gostei muito do tutorial, aliás, todos tem me ajudado. Esse ponto de definição da vista isométrica é bem interessante e eu mesmo ficava apanhando pra alinhar o desenho girando ele em mil direções diferentes com move, rotate e orbit para alinhar com os axes. Obrigado pela ajuda e continue com o blog que tem me ajudado muito no meu serviço!

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Gostou do tutorial? ficou alguma dúvida? não esqueça de comentar.

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